sosfaroldesantamarta@gmail.com

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Patrimônio Natural e Histórico Cultural do Cabo de Santa Marta


Tráfego de veículos nas praias. Em pleno ano de 2011?


A ameaça do tráfego de veículos sobre bens protegidos no Farol de Santa Marta e região já é um problema contante e está se agravando ano a ano.

O aumento desta atividade predátória está causando danos irreparáveis ao patrimônio Natural e histórico-cultural da região.

Carros, quadriciclos, 4x4, motos, moto cross.... rasgam dunas e sambaquis, matam a vegetação, impedem que crianças e suas famílias desfrutem das praias com sossego.

Pelo Decreto nº. 5.300/2004, Art. 18. A instalação de equipamento e uso de veículos automotores, em dunas móveis, ficarão sujeitos ao prévio licenciamento ambiental, que deverá considerar os efeitos dessas obras ou atividades sobre a dinâmica do sistema dunar, bem como à autorização da Secretaria do Patrimônio da União do Planejamento, Orçamento e Gestão quanto à utilização da área de bem de uso comum do povo.

Agora estão vindo em expedições.

A empresa Trip Tur de Florianópolis , já esteve no Farol de Santa Marta no início de Janeiro.

E estão novamente agendados para uma "trip" na região. O link abaixo dá acesso a página, onde eles vendem o patrimônio natural: "GRANDES PRAIAS E DUNAS, TRILHAS POR LUGARES QUASE DESERTOS QUE POUCOS TEM O PRIVILEGIO DE CONHECER", tudo área de preservação permanete.

Fotos no Site http://www.triptur.com.br/




*O núcleo de polícia comunitária do Farol de Santa Marta, em ação a favor de um tratamento diferenciado para a região, iniciou um trabalho conjunto com a Polícia Militar e Polícia Ambiental para educação dos visitantes, sinalização e fiscalização.

Carolina G da Silva
Núcleo de Polícia Comunitária do Farol de Santa Marta
Rasgamar Na defesa da Natureza



Um comentário:

  1. Entrei no site da Trip Tur e fiquei revoltada em ver o que eles fazem, e ainda tem a coragem de dizer que preservam o meio ambiente eles eram pra todos na cadeia.
    Apoio totalmente a proibição de qualquer tráfego de veículos nas praias sou mãe e sei o quanto é preocupante ficar na praia com nossos filhos.É isso ai vamos proteger enquanto ainda da tempo.

    ResponderExcluir

Participe com sua opinião e sugestão