sosfaroldesantamarta@gmail.com

quarta-feira, 21 de setembro de 2011



Parques eólicos devastam ecossistemas raros e frágeis





Ambiente frágil e muito especial (único) encontrado nos campos de altitute, no topo das montanhas mais altas da Serra do Mar da região norte de Santa Catarina, onde estão sendo realizados estudos para implantar um parque eólico, que vai arrasar este ecossistema.


O que faz uma fonte de energia aparentar ser mais limpa do que outra são as mentiras. O termo em si, “energia limpa”, já é contraditório.


Com muita propaganda, a energia eólica foi eleita como ícone das tão sonhadas fontes de energia limpa, a energia que vem dos ventos. Com isso, parques eólicos estão sendo implantados sem qualquer exigência de estudos de impacto ambiental, ou seja, sem nenhuma restrição, em cima de áreas preservadas que ainda conservam vestígios de ecossistemas em processo de extinção. Estão promovendo um verdadeiro massacre de formas de vida com esta falsa propaganda da energia eólica ser limpa.

 
Tempos atrás, encontrei sensores de vento (levantamento de potencial eólico) no topo das montanhas da Serra do Mar de Santa Catarina. Que é um lugar muito especial, preservadíssimo. Trata-se de um ecossistema com um tipo de vegetação único e extremamente frágil. Só pensar em construir alguma coisa neste local já deveria ser considerado crime contra a humanidade. A implantação de torres eólicas neste local produzirá um gravíssimo impacto ambiental.

 

No Nordeste, estão destruindo o que resta dos ecossistemas costeiros marinhos, como dunas e manguezais, para implantarem os parques eólicos. Sem falar do impacto na paisagem, que é arrasador. Veja abaixo a intervenção do Ministério Público Federal.

 
As pás da turbina, que medem tipicamente 45 m de comprimento, são feitas de fibra de vidro, material que já chegou a ser classificado com tendo potencial cancerígeno para os trabalhadores das fábricas de produtos a base deste material, mas esta classificação foi alterada mais tarde para substância sem risco para a saúde. O tempo de vida de uma pá de fibra de vidro é de poucos anos.

 

FIBRA DE VIDRO - A Fibra de vidro (fiber glass) é um tipo de plástico reforçado. É o resultado da aplicação da resina poliéster sobre uma manta de finíssimos filamentos de vidros que são flexíveis. A resina é um líquido viscoso misturado a um solvente químico, a esta mistura adiciona-se um catalisador e um acelerador (produtos químicos altamente poluentes). Devido ao reduzido tamanho, fragmentos da fibra podem ser absorvidos pelo nosso organismo, através da pele ou através da respiração. Tendem a ser rejeitados pelo organismo, mas como a sua eliminação é difícil, permanecem por muitos anos. Alojam-se, sobretudo, nos pulmões e pela difícil degradação das mesmas podem originar acumulação de liquido e cancro nos pulmões, entre outras doenças.





ENERGIA EÓLICA NO MUNDO

Capacidade instalada de produção de energia eólica no final de 2009 em MW (Mega Watts)

EUA 35.159 MW

Alemanha 25.777 MW

China 25.104 MW

Espanha 19.149 MW


Índia 10.926 MW

Itália 4.850 MW

França 4.492 MW

Reino Unido 4.051 MW

Portugal 3.535 MW

Brasil 744 MW





***



MPF/CE: eólica ocupa área de proteção ambiental sem licenciamento do Ibama





A intervenção na área somente é possível quando tiver licenciamento ambiental do Ibama



Distante de qualquer interesse de impedir, por definitivo, a instalação do empreendimento Eólica Caçimbas Ltda, uma ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público Federal em Limoeiro do Norte (CE) solicitando estudos prévios que viabilizem a implantação do empreendimento Eólica Caçimbas Ltda em local adequado no sentido de preservar o meio ambiente, levando em consideração que o projeto está sendo instalado em área de proteção ambiental (APA) e em plena zona costeira.



Diante desses fatos, o procurador da República em Limoeiro do Norte Luiz Carlos Oliveira Júnior solicita, antecipadamente, a anulação imediata do licenciamento ambiental concedido pela Secretária do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Semace) para o empreendimento Eólica Caçimbas Ltda. O órgão ambiental estadual não tem competência para conferir o licenciamento de projetos como o empreendimento citado, cujos danos em potencial ultrapassam os limites territoriais do país, explica o procurador na ação.



Em seguida, após ser considerado o primeiro pedido em caráter de urgência, no documento, há como requerimento à Justiça Federal, para que seja reconhecida a competência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) para proceder ao licenciamento do projeto em questão. Afinal sem o estudo prévio, o impacto da instalação do empreendimento pode trazer potencialidade de danos transnacionais, pois se trata de rota migratória de aves do hemisfério norte, além de tratar-se de área localizada em zona costeira e área de preservação ambiental.



Segundo o procurador, é de vital importância a determinação da justiça em somente permitir a intervenção na área destinada pelo empreendedor com o devido licenciamento ambiental por parte do Ibama.



Assessoria de Comunicação Social

Ministério Público Federal no Ceará

Tel: (085) 3266 7457

ascom@prce.mpf.gov.br




sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ACORDA LAGUNA!!!


















Fotos: Carolina G. da Silva

“ACORDA LAGUNA”!!!


Aconteceu dia doze de setembro, segunda-feira, em laguna, SC, uma manifestação pacífica de estudantes contra a corrupção, contra as alterações previstas no Plano Diretor e pela moralidade administrativa no município.

Os manifestantes desfilaram com cerca de quinze faixas com mensagens que citamos abaixo para uma reflexão. Saíram da frente da Prefeitura e desfilaram pelo Centro Histórico.

Está sendo formada uma Comissão para elaborar um dossiê das reivindicações do Movimento a ser entregue na Prefeitura Municipal de Laguna, Câmara de Vereadores, Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal.


Frases escritas nas faixas do Movimento “Acorda Laguna”!!!

>POR QUE O CARDÁPIO DA MERENDA ESCOLAR NÃO ESTÁ SENDO CUMPRIDO?

>TODO MUNDO VÊ, TODO MUNDO SABE E VOCÊ O QUE VAI FAZER?

>NÃO TEM COMO CONSTRUIR UM POUCO MAIS LONGE DAS PRAIAS E PRESERVAR AS DUNAS? NÃO QUEREMOS ALTERAÇÕES DAS APPS NO PLANO DIRETOR. O POVO NÃO QUER VENDER AS DUNAS E VEGETAÇÃO DO RAVENA.

> A PRAINHA PEDE SOCORRO!!!

>QUEREMOS MAIS JOVENS NA CÂMARA, NOVAS IDÉIAS, UMA NOVA LAGUNA.

> QUEREMOS QUE TODOS OS VEREADORES DE PESCARIA BRAVA SEJAM REALMENTE MORADORES DE LÁ, COM MAIS DE 18 ANOS DE RESIDÊNCIA LOCAL.

> REVITALIZAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO: EMPREITEIRA RESPONSÁVEL PELO SERVIÇO NÃO GARANTE QUALIDADE DA OBRA.

> PRAINHA DO FAROL, O ANO INTEIRO ASSIM! QUE DESCASO GOVERNANTES! QUEREMOS UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DO ESGOTO! QUE NÃO SEJA DE BAMBÚ. PRAIAS E LAGOAS LIMPAS!

> CHEGA DE NEPOTISMO CRUZADO, SÓ FILHO DE VEREADOR GANHA LICITAÇÕES?




domingo, 11 de setembro de 2011

Chega de Corrupção! - ACORDA LAGUNA -


PROTESTO EM LAGUNA



Movimento “Acorda Laguna” fará manifestação pacífica nesta segunda feira, 12 de setembro de 2011, AS 12H00MIN.


A informação está no Facebook “Acorda Laguna” onde o movimento está se organizando para fazer uma manifestação no Tratado de Tordesilhas em frente a sede da Prefeitura Municipal.


O objetivo do movimento é chamar atenção da sociedade lagunense, do Prefeito Municipal de Laguna e da Câmara de Vereadores para o que vem acontecendo, onde a cidade é campeã das fraucatuas no caso das subvenções com envolvimento de várias entidades e vereadores, além de maior transparência do Plano Diretor Participativo e outros projetos que estão previstos para a cidade.


Várias reivindicações estão expostas no Facebook “Acorda Laguna” e que mostra o perfil do movimento que, além do protesto, reivindicará audiência com o prefeito municipal, Célio Antonio e com o presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo dos Santos.

Facebook:  “Acorda Laguna”


***



MOVIMENTO NO FAROL DE SANTA MARTA...






 FOTOS: Carolina e J.B Andrade