sosfaroldesantamarta@gmail.com

Facebook: sosfarol

domingo, 27 de março de 2011

Solução mais próxima

Três dias de atividades marcaram mais um fim de semana de mobilização da comunidade do Farol de Santa Marta.


Na sexta feira, 25, aconteceu um encontro entre comissão pró saneamento, CASAN e Prefeitura Municipal de Laguna, SC, onde foi discutido o problema e propostas algumas alternativas para solução.


Foram descartadas alternativas como emissário submarino e tratamento convencional por sucção, pois ambos serão inviáveis devido a localização do Cabo de Santa Marta.


A primeira pelo fato de ser a região um Cabo onde ocorre forte ressurgência, além do alto custo, e a segunda por ser uma área de recarga do aqüífero.


A única proposta viável encontrada seria uma solução de canalização dos córregos que desembocam na Prainha, tratando e despejando, mas terá que ter o aval dos órgãos ambientais.


Para isso será marcado um novo encontro para os próximos dias para reunir FATMA, ICMBio, técnicos da CASAN e Comissão Pró Saneamento para iniciar uma ação conjunta e achar a solução mais adequada.


Estiveram presentes no encontro Vilmar T. Bonetii (CASAN - Sul Serra), Romário José Perdoná, gerente Regional da CASAN, Jefferson Crippa, Secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal de Laguna, Tanara Cidade de Souza, Secretária da Saúde, além de representantes da comunidade do Farol de Santa Marta.


No sábado, 26, foi realizado mais um manifesto com o campeonato de futebol Infantil, Mirim onde num ato simbólico as crianças e os organizadores deram um grande abraço na Prainha que representa a união de todos os moradores para solucionar o problema.


No domingo, 27, foi realizado o último evento da primeira etapa de manifestação que contou com a presença da categoria Máster, fechando uma série de quatro manifestações.


Segundo o presidente da ONG-Rasgamar, João Batista Andrade, as manifestações serviram para unir a sociedade e alertar para os novos tempos onde devemos ter cuidados extremos com os recursos naturais que estão se esgotando, entre eles a água.


Re educação do consumo de água, redução do uso de produtos químicos ( produtos de limpeza e higiene) e sobretudo aderir a alternativas naturais de tratamento e reutilização.


O objetivo da comissão pró saneamento é atingir a participação da comunidade, entidades e poder público na educação e orientação neste processo.


Envolvemos todas as categorias de moradores e muitos turistas na passeata com faixas e cartazes e nas manifestações.


Portanto, somente com o envolvimento de todos e o comprometimento dos órgãos públicos, poderemos buscar soluções apropriadas para este problema.


Um problema que vem se agravando a mais de vinte anos.


Imagens e momentos que ficarão na memória!


Fotos de todos os campeonatos


quarta-feira, 23 de março de 2011

segunda-feira, 21 de março de 2011

1º ENCONTRO REGIONAL DE ATIVISTAS AMBIENTALISTAS
21, 22 e 23 de abril de 2011
FAROL DE SANTA MARTA-SC-BRASIL


Mais informações: http://encontroativistas.blogspot.com/

sexta-feira, 11 de março de 2011

Carnaval Infantil no Farol

" Tudo vale a pena,

Quando a alma não é pequena."













































quinta-feira, 3 de março de 2011

Carnaval infantil

Carnaval no Farol de Santa Marta!